terça-feira, 30 de abril de 2013

Acontecendo a 2ª Oficina de Sensibilização para a IVCNIJMA

Pela manhã os técnicos da SEMMA  e da Secretaria Municipal de Educação em parceria com Secretaria de  Estado da Educação através do Departamento de Educação/Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania, representante da Semarh e da Diretoria de Educação 8, realizam a 2ª Oficina de Sensibilização para a IVCNIJMA para as Escolas da rede municipal e convidados.
TEMA  Construindo escolas sustentáveis em Sergipe
LOCAL- Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Complexo do SESI, 
Marcos Freire I

Programação do evento

 Data: 30/04/2013
8:30 –Abertura : Boas  Vindas- Maria da Conceição Silva Cruz- Coordenadora de Educação Ambiental da SEED/DED/NEDIC

8:40- Dinâmica de Apresentação- Representante da Semarh- Larissa
8:50VÍDEO- PASSO A PASSO
9:05- Discussão sobre o filme
9:15. Socialização dos materiais para IVCIJMEIOAMBIENTE
9:25- Formação de GTS- Apresentação da Metodologia- Serão formados quatro grupos para a apresentação dos eixos temáticos.

- Fogo- Coordenador Rafael (Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro )
Água- Coordenadores- Representantes da SEMARH- Larissa
Ar- Coordenadora Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro - Professora Leuzenilda;
Terra-  Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro Samir Felipe
10:30- Apresentação dos Grupos pelos relatores
12:00- Encerramento  
 
METODOLOGIA DA OFICINA

Objetivo: Simular o processo de Conferência nas Escolas- problemática socioambiental local
    1-    FORMAÇÃO DE 4 GTS
    2-    QUESTÕES PARA O GRUPO

    1ª O QUE SE ENTENDE POR ESCOLA SUSTENTÁVEL?
- O grupo deverá construir a partir da leitura dos textos subsídios e da discussão do grupo um conceito sobre escola sustentável. Pode ser utilizada a metodologia  ÁRVORE DOS SONHOS”
   2ª - Cada Coordenador deverá elencar um problema ambiental que os integrantes de cada grupo deverão solucionar. A apresentação poderá ser feita de diversas formas: fanzine, jornal ou quaisquer outros produtos de educomunicação; ou ainda a critério do que cada coordenador combinar com os seus membros.

SUGESTÃO - EIXO TEMÁTICO TERRA

 PODE SER UTILIZADO A METODOLOGIA PEDRAS NO CAMINHO - PROBLEMAS  AMBIENTAIS A SEREM ABORDADOS
    1-    Uma Escola Estadual  apresenta alguns problemas:

·         RESÍDUOS SÓLIDOS SÃO DESTINADOS DE MANEIRA INADEQUADA
·         NÃO HÁ COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS
·         DIRETOR AUTORITÁRIO QUE IMPEDE A ARTICULAÇÃO DO GRÊMIO
·         NÃO HÁ COM-VIDAS
·          A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FOI INSERIDA NO PROJETO  PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS
·         A ESCOLA NÃO ELABOROU UMA PROPOSTA CURRICULAR  QUE CONTEMPLA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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