TEMA
– Construindo escolas sustentáveis em Sergipe
LOCAL- Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Complexo do SESI,
Marcos Freire I
Programação do evento
|
Data: 30/04/2013
8:30
–Abertura : Boas Vindas- Maria da
Conceição Silva Cruz- Coordenadora de Educação Ambiental da SEED/DED/NEDIC
8:40-
Dinâmica de Apresentação- Representante da Semarh- Larissa
8:50- VÍDEO- PASSO A PASSO
9:05- Discussão sobre o
filme
9:15. Socialização dos materiais para IVCIJMEIOAMBIENTE
9:15. Socialização dos materiais para IVCIJMEIOAMBIENTE
9:25- Formação de GTS- Apresentação da
Metodologia- Serão formados quatro grupos para a apresentação dos eixos
temáticos.
- Fogo- Coordenador Rafael (Representante da
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro )
Água- Coordenadores- Representantes da SEMARH- Larissa
Ar- Coordenadora Representante da Secretaria Municipal do
Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro - Professora Leuzenilda;
Terra-
Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora
do Socorro Samir Felipe
10:30- Apresentação dos Grupos pelos
relatores
12:00- Encerramento
METODOLOGIA
DA OFICINA
Objetivo:
Simular o processo de Conferência nas Escolas- problemática socioambiental
local
1-
FORMAÇÃO
DE 4 GTS
2-
QUESTÕES
PARA O GRUPO
1ª O QUE SE ENTENDE POR ESCOLA SUSTENTÁVEL?
-
O grupo deverá construir a partir da leitura dos textos subsídios e da
discussão do grupo um conceito sobre escola sustentável. Pode ser utilizada a
metodologia ÁRVORE DOS SONHOS”
2ª
- Cada Coordenador deverá elencar um problema ambiental que os integrantes de
cada grupo deverão solucionar. A apresentação poderá ser feita de diversas
formas: fanzine, jornal ou quaisquer outros produtos de educomunicação; ou
ainda a critério do que cada coordenador combinar com os seus membros.
SUGESTÃO - EIXO TEMÁTICO TERRA
PODE SER UTILIZADO A METODOLOGIA PEDRAS NO
CAMINHO - PROBLEMAS AMBIENTAIS A SEREM
ABORDADOS
1-
Uma
Escola Estadual apresenta alguns
problemas:
·
RESÍDUOS
SÓLIDOS SÃO DESTINADOS DE MANEIRA INADEQUADA
·
NÃO
HÁ COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS
·
DIRETOR
AUTORITÁRIO QUE IMPEDE A ARTICULAÇÃO DO GRÊMIO
·
NÃO
HÁ COM-VIDAS
·
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FOI INSERIDA NO
PROJETO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS
·
A
ESCOLA NÃO ELABOROU UMA PROPOSTA CURRICULAR
QUE CONTEMPLA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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